26 de janeiro de 2008

Põe-te fora de ti!

Bom dia meu Filho, minha Filha!

Certa vez, quando o Meu Filho Jesus andava de terra em terra a dar as boas notícias, era tal a confusão à sua volta que a família pensou que tinha enlouquecido. Diziam preocupados: “Está fora de si, está fora de si!”.

Mas aquilo que eles consideravam um mal era o melhor que podia acontecer. É que estar “fora de si” é precisamente o que Eu quero de cada pessoa. É o que Eu desejo para ti: que te ponhas fora de ti.

Sei que vai contra tudo o que é normal. Toda a gente tende a proteger-se, a guardar seguranças, a procurar o seu próprio conforto. Mas, realmente, não foi só para isso que te criei.

Não te preocupes tanto com o teu umbigo. Não fiques fechado nas tuas dores. Olha à tua volta. Vê os sofrimentos dos outros. Interessa-te, pergunta, ajuda. Bem-aventurados os que se põem fora de si!

Um abraço deste Pai que te ama

19 de janeiro de 2008

Abre espaço ao bem que há nas pessoas

Bom dia meu Filho, minha Filha!

Imagina que estás no trânsito. Vês uma senhora idosa a conduzir: o que pensas dela? Estás no metro. Passa por ti um cego a pedir: como olhas para ele? Passeias pelo centro da cidade. Vês um cigano encostado a uma parede: que sensações te percorrem? Cruzas-te com um deficiente em cadeira de rodas: o que sentes? Um grupo de rapazes de raça diferente aproxima-se: o que imaginas que vai acontecer?

Já reparaste na quantidade de preconceitos que limitam o teu olhar? Catalogar as pessoas sem as conhecer é negar-lhes a possibilidade de serem diferentes. E a verdade é que elas são sempre melhores do que tu pensas. Abre espaço ao bem que há nas pessoas à tua volta. Vais ver como elas te vão surpreender. Acredita em Mim. Fui Eu que as criei.

Um abraço deste Pai que te ama

12 de janeiro de 2008

Muda de vida

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!

Muitas vezes oiço pessoas a queixarem-se da vida que levam. Umas pelo ritmo acelerado. Outras porque não escolheram o que fazem. Todas com um ponto em comum: não saboreiam a vida. Sentem-se insatisfeitas. Entram em crise.

O problema, parece-Me, não é que as pessoas tenham crises. O problema é que não vejam as crises como um sinal de alarme. É, simplesmente, a maneira que a vida tem de chamar a atenção. Uma crise é sempre a vida a pedir-nos mudança.

Por vezes estas crises levam a mudanças radicais de Vida. Outras vezes levam a mudanças apenas superficiais. Umas vezes leva a que se mude de emprego ou de estilo de Vida. Outras vezes leva a que apenas se mude o espírito com que se faz as coisas. A cada momento és chamado a mudar de vida. O que é que a vida te pede que mudes neste momento?

Um abraço deste Pai que te ama

5 de janeiro de 2008

Como será este ano?

Bom dia meu Filho, minha Filha!

Tenho que confessar que fiquei irritado. Um dia destes, ao desejar um Bom Ano Novo a um amigo meu, ele apenas respondeu muito resignado: “hum… vamos lá a ver!”. “Vamos lá a ver?! Como é que se começa um ano novo a dizer Vamos lá a ver?!?”.

A questão não é se 2008 será ou não será um ano bom. Te garanto que a forma como o ano te vai correr não depende de factores exteriores. Seja o destino, seja a sorte ou o azar, eles não mandam em ti como se fosses uma marioneta! Entristece-me que haja quem pense assim. O que te deves perguntar é: “o que é que eu vou fazer para que 2008 seja, realmente, um bom ano?”.

Este ano será, nem mais nem menos, aquilo que fizeres dele. Por isso, não ames apenas com palavras bonitas. Não fiques pelos desejos. Ama aqueles que te rodeiam com obras e em verdade. 2008 será um ano bom se tu fores bom.

Um abraço deste Pai que te ama