26 de julho de 2008

Para quê tanta pressa?

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!

Por vezes corres tanto no teu dia-a-dia que te esqueces de saborear o que vives. Esqueces-te que o objectivo de cada experiência não é que chegues ao seu termo mas que a saboreies em tudo o que ela te pode oferecer. Não é o muito fazer que sacia e satisfaz a alma mas, sim, o saborear interiormente cada momento em toda a sua profundidade.

É verdade que a vida não pára; que há um movimento constante à tua volta e dentro de ti. Mas tens que aprender a parar em movimento: é que só parando podes ver; só vendo podes saborear; só saboreando podes agradecer; só agradecendo podes partilhar com outros o que te enche o coração.

Se fizeres isto, em momentos bons ou maus, saberás sempre tirar proveito e crescer.

Um abraço deste Pai que te ama

19 de julho de 2008

Uma oração que Me conquista o coração

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!

A cada segundo recebo no meu coração as orações e pedidos que tu me fazes. Umas vezes são orações mais sentidas, outras mais secas; umas organizadas, outras desarrumadas; umas conversadas, outras silenciosas.

Mas há algumas orações que se distinguem por um brilho particular. São tão cristalinas, tão vindas do fundo do teu coração que me deixam enternecido e conquistado. Numa dessas orações, de que não me posso esquecer, dizias:

“Peço a mesma coisa de sempre, porque não sei pedir outra coisa e não preciso de mais nada. Não pediria o que já tenho ou o que não quero. Por isso peço um coração novo: puro, casto, livre, grande, forte, dócil, humilde, paciente, bom, generoso e sábio; grande para amar, forte para lutar e sábio para discernir”*.

Um abraço deste Pai que te ama


*citando Miguel Caldeira Coelho

12 de julho de 2008

Teme antes pelos teus inimigos

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!

Se tiveres o coração puro, se amares a verdade, se fores dócil à minha vontade, de uma coisa podes ter a certeza: pelo menos algumas vezes na vida vais tornar-te incómodo para outras pessoas.

Quem anuncia a verdade denuncia a mentira. E quem desmascara a mentira tem contra si os mentirosos. Por isso, se fores verdadeiro, podes ter a certeza que alguém te há-de perseguir e querer mal.

Mas não tenhas medo desses inimigos. Nada receies: não há nada encoberto que não venha a ser conhecido. Teme antes por eles. Pode ser que te matem o corpo mas são eles que perdem a sua alma.

Um abraço deste Pai que te ama

5 de julho de 2008

Sê tu a mudança

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!

Frequentemente te vejo desiludido com o mundo. Perguntas-te porque é tudo tão mau, porque há tanta maldade. Outras vezes ouço as tuas lamentações sobre a Igreja. Incomodas-te com algumas coisas que ela diz. Indignas-te com algumas coisas que ela faz.

O problema é que te referes sempre ao mundo e à Igreja como “eles”. Falas “deles” como se fossem uma realidade exterior a ti.

Claro que é muito mais fácil criticar de fora. Mas o mundo e a Igreja és tu. “Eles” serão aquilo que tu fores, aquilo que fizeres deles. Como diria um amigo meu, chamado Mahatma Gandhi, “sê a mudança que queres ver no mundo”.

Um abraço deste Pai que te ama