25 de outubro de 2008

Porque não acabo com o mal?

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!

Às vezes perguntas-me – com razão - porque não acabo com o mal no mundo, porque não acabo com as pessoas maldosas, porque não dizimo de uma vez por todas os desordeiros e os criminosos.

Se existissem pessoas absolutamente perversas, completamente conscientes do mal que praticam e com intenção deliberada de prejudicar a vida ao próximo, seria fácil separá-las do resto das pessoas e destruí-las. Mas a linha que divide o bem e o mal corta o coração de cada ser humano.

Em cada pessoa, assim como em ti, estão contidos o potencial santo e o potencial pecador. Se tu fosses Deus e soubesses o que Eu sei também não terias coragem de acabar com quem quer que seja.

Um abraço deste Pai que te ama

18 de outubro de 2008

A sabedoria de saber largar

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!

A tendência normal das pessoas é acumularem. Guardarem junto de si o máximo de seguranças. Armazenarem o máximo de mantimentos, relações, objectos, feitos e conquistas pessoais.

No entanto, esse acumular tem um preço alto, por vezes chega a matar interiormente. Quanto mais tens, mais queres. É uma fome insaciável de possuir. Começas a viver num ciclo destrutivo em que vives para trabalhar, trabalhas para comprar e compras para viver. E as coisas que antes te pertenciam passam a ser elas a dominar-te.

O único caminho de libertação é reconhecer que és peregrino. E ser peregrino significa que deves largar e libertar-te de tudo o que te impeça de caminhar. Porque tens em vista ser mais, ser maior, ser todo em tudo.

Um abraço deste Pai que te ama

11 de outubro de 2008

Tens o corpo perfeito

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!

Podes sentir que és gordo. Ou que és excessivamente baixo. Ou feio. Ou que tens alguma deficiência. Podes ser lento, ter falhas grandes de memória, ser mau comunicador. Podes sentir algumas ou várias destas coisas mas lembra-te que tens tudo o que precisas para seres aquele que eu imaginei. Nem mais nem menos. Tens o corpo perfeito e todas as capacidades necessárias para a missão que te confio.

Já reparaste que há pessoas gordas, baixas, com dentes tortos, pessoas cheias de rugas, com cabelos brancos, que mostram uma felicidade imensa? Essas pessoas aprenderam a gostar de si mesmas. Riem-se de si e troçam dos modelos estéticos da sociedade. Aliás: de que serve ser-se jovem, belo, esbelto, se se tiver um coração vazio?

Um abraço deste Pai que te ama

4 de outubro de 2008

Irmão Sol, Irmã Lua

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!

Eu te ofereço todas as minhas criaturas. Em especial o irmão Sol, que clareia e aquece o dia. Ele é belo e radiante. O seu esplendor reflecte a Minha imagem.

Eu te ofereço a irmã Lua e as estrelas que no céu formei, claras, preciosas e belas. Eu te ofereço o irmão Vento, com o ar, as nuvens e o tempo. Eu te ofereço a irmã Água, que é tão humilde, tão preciosa e tão casta. Eu te ofereço o irmão Fogo, que ilumina a noite com a sua força e o seu vigor. Eu te ofereço a irmã Terra e todas as suas flores e frutos, para teu sustento e contentamento.

Bendito sejas Meu Filho, Minha Filha, entre todas as criaturas!

Um abraço deste Pai que te ama


[oração inspirada em S. Francisco de Assis]