21 de março de 2009

Parar para ver e saborear


Bom dia Meu Filho, Minha Filha!

Tens aproveitado bem o tempo? Repara que aproveitar bem o tempo não significa fazer muitas coisas. Significa, sim, tirar proveito daquilo que vives. Significa que deves pôr tudo o que és em cada pouco que fazes. Significa que mais do que fazer, tu deves, em primeiro lugar e acima de tudo, ser. E, para isso, é bom que pares de vez em quando.

Por exemplo, antes de mergulhares no frenesim do dia-a-dia, experimenta ver o que vais fazer, com quem vais estar, o que irás dizer. E depois, no fim do dia, experimenta ver o que aconteceu, como aconteceu. Saboreia cada momento. O que te tocou mais, o que te desafiou, o que aprendeste.

Só parando tudo conseguirás aproveitar verdadeiramente os outros momentos, aqueles em que não podes mesmo parar.

Um abraço deste Pai que te ama

14 de março de 2009

Longe ou perto?


Bom dia Meu Filho, Minha Filha!

Há uma história que começa assim: “um homem tinha dois filhos”. Lembras-te? É aquela em que o filho mais novo pede ao Pai metade da herança e sai de casa. O que se segue é triste: esbanjamento, devassidão, desespero. Entretanto, o filho mais velho, que costuma ser ignorado na história, continua a servir fielmente o Pai nos trabalhos do campo.

Pergunto-te: qual deles está mais longe do Pai? Naturalmente dir-me-ás que é o filho mais novo. Mas não. A verdade é que ambos estão igualmente longe do Pai.

A diferença é que um assume a sua rebeldia, o outro não. Um paga pela sua impetuosidade, o outro é corroído pelo ressentimento. Um regressa transformado por dentro para um Pai que já não é o mesmo de antes. O outro está na mesma porque não deu sequer um passo.

Um abraço deste Pai que te ama

7 de março de 2009

Não excluas ninguém

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!

Achas que tem alguma coisa de especial amar a tua mãe, o teu pai, os teus irmãos, os teus filhos? Achas que fazes uma grande coisa ao amar os teus colegas e amigos mais próximos? Se amas os que te amam, que recompensa haverás de ter? Não o faz já toda a gente?

Se até Eu faço com que o sol se levante sobre os bons e os maus e faço cair chuva sobre os justos e os pecadores porque haverias tu de excluir alguém?

O que eu te peço, se queres ser um homem, uma mulher, como eu gostaria, é que ames também os teus inimigos. Que ames até aqueles que te perseguem. Quero que sejas como Eu, perfeito no amor.

Um abraço deste Pai que te ama