31 de outubro de 2009

Acção ou contemplação?

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!

Por vezes vejo-te com o coração dividido. Não sabes se hás-de fazer mais coisas ou se hás-de parar para rezar. Não sabes se hás-de ser uma pessoa de acção ou uma pessoa de contemplação.

A solução não está em fazer uma coisa ou outra. A solução está em fazer e rezar, em agir e contemplar. Cada coisa com o seu tempo específico e do seu modo particular. Mas vais ver que, às tantas, as duas se devem misturar.

Por isso, o meu conselho é este: reza de tal maneira que a oração se torne vida e vive de tal maneira que a vida se torne oração.

Um abraço deste Pai que te ama

24 de outubro de 2009

Como garantir a felicidade?

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!

Se o dinheiro fosse garantia de felicidade, todos os ricos seriam felizes. Se o poder fosse garantia de felicidade, todos os grandes líderes seriam felizes. Se o prazer fosse garantia de felicidade, todos os bon-vivants seriam felizes. Ora, como isso não se verifica, tens todas as razões para perguntar: “se não são essas as garantias de felicidade, então quais são?”.

Deixa-me explicar. A moeda corrente no Céu é a intimidade com Deus. O poder no Céu é o poder do serviço ao outro. O prazer no Céu é o prazer de saborear internamente todas as coisas, sejam agradáveis ou desagradáveis, e crescer com elas.

Por isso, acumula riqueza, ganha poder, goza a vida. Sê milionário segundo os critérios do Evangelho. Isso é a felicidade.

Um abraço deste Pai que te ama

17 de outubro de 2009

Tempos mortos... ou vivos?

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!

Os tempos passados no trânsito, nas paragens de autocarro, nas filas de espera, podem tornar-se demasiado incómodos. Por vezes, extenuantes até. Mas esses momentos que podem ser completa perda de tempo, podem também ser um ganho: um ganho de tempo interior para pensar na vida, para contemplar a paisagem, para ter uma boa conversa com quem te acompanha.

Por exemplo: uma viagem de metro pode ser o momento para uma viagem interior por dentro de um livro. Um semáforo vermelho pode ser o momento para dois namorados trocarem carinhos. Uma fila de espera pode ser o momento para meter conversa com quem ainda não conheces.

Em vez de desesperares, experimenta esperar com qualidade. Se assim os deixares, em vez de tempos mortos, eles tornar-se-ão tempos vivos.

Um abraço deste Pai que te ama

10 de outubro de 2009

Cinco minutos por um dia melhor

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!

Sim, é bom que cumpras os teus deveres em casa e no trabalho. É bom que ajudes os teus amigos, os doentes e todos os que te pedem uma mão. Sim, claro que é bom que vás à missa. É óptimo que tenhas um tempo para estar coMigo a sós. Mas, por favor, primeiro, organiza o teu dia.

Se andas em stress porque não tens tempo para tudo, podes ter a certeza de que não sou Eu que te peço tudo isso. Provavelmente o teu problema é não estabelecer prioridades.

Sê humilde e inteligente: primeiro, as coisas mais importantes; depois, as outras. Se, cada manhã, dedicares cinco minutos a preparar o dia vais ver que tudo corre muito melhor.

Um abraço deste Pai que te ama

3 de outubro de 2009

Tens o teu nome escrito

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!

Não te alegres porque tens o nome no quadro de honra de uma escola ou de uma empresa. Não te alegres porque obtiveste grandes resultados numa modalidade desportiva. Não te alegres porque estás nas bocas do mundo, por algum feito que tenhas alcançado. Não te alegres porque és considerado um grande entre os teus pares.

Tudo isso é bom. Mas nenhuma dessas alegrias é tão grande e tão duradoura como aquela que te quero oferecer.

Alegra-te, sim, porque tens o nome escrito no Céu. Alegra-te, sim, porque tens o teu nome escrito no livro dos meus filhos muito amados. Alegra-te, sim, porque tens o teu nome escrito na palma da Minha mão.

Um abraço deste Pai que te ama