28 de novembro de 2009

Não te prendas

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!


Quando nasceste não trazias nada contigo. Foi uma forma de Eu te dizer que valias mais que tudo. Quando partires terás que largar tudo. É uma forma de Eu te dizer que tudo o que possuas não vale nada comparado contigo.


Por isso, enquanto peregrinares nesta terra, não te prendas a nada. Usa todas as coisas na medida em que te ajudarem na caminhada. Quando algo te pesar, olha bem a ver se não te agarraste tempo demais.


Lembra-te sempre que estás aqui de passagem. Põe os olhos no horizonte. Zela pela ligeireza da tua bagagem. Um dia ser-te-á pedido que largues a tua própria vida para poder chegar ao pé de Mim. É bom que vás preparando a tua chegada.


Um abraço deste Pai que te ama

21 de novembro de 2009

Pequenas mentiras, grandes mentiras

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!


Fico impressionado com a dimensão que a mentira tem ganho nesta sociedade. Começa pelas crianças que aprendem a enganar em simples jogos no pátio da escola. Passa pelos jovens que falseiam competições e exames. Chega aos adultos que dizem ter estatuto, dinheiro ou diplomas que não têm.


Neste ambiente, é normal que, por amor ao poder ou à conta bancária, haja quem zele pelo seu próprio interesse e não se importe de prejudicar quem quer que seja. É natural que um dia haja quem receba milhões em troca de favores escondidos, passando por cima de todos. Mas tudo começou com pequenas mentiras!


Quem mente no pouco, é capaz de mentir no muito. Uma sociedade que ensina a mentir, terá adultos mentirosos. Será uma mentira de sociedade. E isso não pode ser normal.


Um abraço deste Pai que te ama

14 de novembro de 2009

Sonho ou realidade?

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!

Sonho ou realidade? O que deves escolher? Pela vida fora, vais ver como há tantos sonhos que devem cair para dar lugar à realidade. Mas descobrirás também que há muitas realidades que devem cair para dar lugar a determinados sonhos. É essa a história da humanidade. É essa a tua história.

Sem realidade, os sonhos tornam-se meras utopias. Tornam-se castelos no ar, becos sem saída, caminhos altamente destrutivos. Sem sonho, a realidade cristaliza, seca, paralisa. Sem sonho, a realidade torna-se tensão esmagadora.

O segredo está em conseguir o equilíbrio entre estas dimensões. Por isso, dou-te este conselho: sonha com o coração repleto de realidade e constrói com mãos cheias dos melhores sonhos.

Um abraço deste Pai que te ama

7 de novembro de 2009

Jejum no dia-a-dia?

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!

Há pessoas que pensam que só se faz jejum em alturas muito particulares do ano. Mas a verdade é que o praticas no dia-a-dia, sem que te apercebas.

Que casa gostarias de ter e não podes? Que filmes ou livros gostarias de ver e ler e não tens possibilidade? Para quantas viagens, passeios ou jantares foste convidado e não pudeste aceitar? Quantas vezes sentiste um desejo particular ou quiseste levar um projecto adiante e não o pudeste cumprir?

De cada vez que te privaste de alguma coisa por uma pessoa ou uma causa, fizeste jejum. De cada vez que prescindiste de um bem em benefício de um bem maior, entregaste-Mo em liberdade interior. Assumiste a responsabilidade de optar por algo mais importante. Essa é uma capacidade que admiro muito em ti!

Um abraço deste Pai que te ama