30 de janeiro de 2010

Tantos desejos!

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!


Já deves ter reparado como vivem em ti tantos, tantos desejos. É saudável que os sintas e os identifiques. É bom que aprendas a viver com todos. Mas a dura verdade é que nunca os poderás cumprir a todos.


É humanamente impossível que cumpras todos os desejos porque vives num tempo e espaço limitados; é impossível porque há desejos incompatíveis entre si. E não deves cumprir todos os desejos também porque há desejos muito fortes, ou - como tu dirias - muito verdadeiros, mas que não correspondem de todo à tua verdade mais profunda. Não são construtivos.


Assim, deves aceitar todos desejos que te habitam, sejam eles quais forem. Mas nunca te esqueças disto: terás sempre que deixar morrer a maior parte deles. Dizer um sim, implica mil nãos. É muito exigente, mas é o único caminho para alcançar a unidade e a paz interiores.


Um abraço deste Pai que te ama

23 de janeiro de 2010

Deixar marca na História? Ou nas histórias?

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!


Um homem decidiu que a sua realização passaria por marcar a História da Humanidade: haveria de ser falado gerações após gerações. Encetou um plano para cumprir o seu objectivo: estudou o mais que pôde, trabalhou fora de horas e em tempo de férias, tornou-se exímio em tudo o que fazia.


Quando finalmente parou para ver a sua vida, surpreendeu-se: a sua família entrara em ruptura; os seus amigos andavam longe; no trabalho ninguém o suportava. Estava sozinho com o seu objectivo.


Percebeu então que nada daquilo fazia sentido. Pretendia marcar a História da Humanidade e nem as pessoas mais próximas era capaz de marcar. Foi aí que percebeu que a sua grandeza não dependia da grande História Universal mas dependia das pequeníssimas histórias de cada pessoa com quem se cruzava todos os dias.


Um abraço deste Pai que te ama

16 de janeiro de 2010

Só quem...

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!


Só quem passou fome pode saber o que leva alguém a mendigar comida. Só quem é explorado numa caixa de supermercado pode saber o que significa não arranjar outro emprego. Só quem emigrou sabe o que leva alguém a deixar o seu país. Só quem perdeu um filho pode compreender quem perde um filho. Só quem sobreviveu a uma doença grave pode iluminar alguém que sofre de uma doença grave.


Só quem passa por dificuldades sabe o que são as dificuldades. Só quem perdeu coisas importantes na vida é sensível ao sofrimento de quem também as perde.


É por isso que quem sofre é grande. É grande porque tem um coração grande, onde cabem os sofrimentos dos outros. Quem sofre tem um coração cada vez mais parecido com o Meu.


Um abraço deste Pai que te ama

9 de janeiro de 2010

Um gesto basta

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!


Dizer um bom dia bem dito, partilhar um sorriso, oferecer um olhar compreensivo gera comunicação com qualquer desconhecido. Uma palavra basta. Um gesto basta para mudar o dia de alguém.


No fundo, no fundo, o que todas as pessoas estão à espera é de serem reconhecidas: das mais antipáticas às mais tímidas, o que desejam profundamente é que alguém reconheça o seu valor, a sua identidade própria.


Por isso, se souberes o nome de alguém, di-lho quantas vezes for preciso. É a saudação mais doce que a pessoa pode ouvir. Lembra-te: uma palavra basta; um gesto basta para mudar o dia de uma pessoa.


Um abraço deste Pai que te ama

2 de janeiro de 2010

O que queres ser?

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!


Alegra-te porque um novo ano chegou! Alegra-te porque o início de um novo ano é sempre o tempo ideal para recomeçar tudo. É uma oportunidade de voltar a olhar o mundo como se fosse a primeira vez. Como se te fizesses criança e te pudesses perguntar de novo: "o que quero ser quando for grande?".


Não te prendas ao passado. Não te pese aquilo que deves deixar para trás. Não te inquietes com o que trará este ano. Não te preocupes com o que venha.


Experimenta perguntar-te: "o que preciso mesmo de mudar? O que quero ser este ano?". Não será o ano a determinar o que tu serás. Tu serás exactamente o que fizeres com o que o ano trouxer.


Um abraço deste Pai que te ama