26 de junho de 2010

Invencível

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!

É verdade que não depende de ti o tempo que fará hoje. Não depende de ti se irás ter algum azar. Não depende de ti que alguém te trate mal. Mas depende de ti a atitude com que estejas durante o dia. Depende de ti que estejas ou não estejas centrado no essencial. Depende de ti que não te deixes dominar pelo que os outros dizem ou pensam.

Por isso, não te importes com ventos e tempestades. Não te importes com ladrões e salteadores. Não te importes com insultos e críticas. Tens um lugar em ti onde nada pode entrar. Tens um lugar em ti que ninguém pode conquistar. 

Tu és o senhor do teu destino. Tu és o senhor da tua alma. De entre todas as tuas qualidades - nunca te esqueças - é a pequenez que te torna invencível.

Um abraço deste Pai que te ama 
[Texto inspirado em Ernest Henley e Daniel Faria]

19 de junho de 2010

Quem é o teu Deus?

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!

Se te perguntar se praticas a idolatria, provavelmente, assustar-te-ás. Não há pessoa no mundo que admita praticar idolatria. De facto, o prestar culto a ídolos parece coisa do Antigo Testamento. Ou de religiões estranhas. E, no entanto, há poucas práticas que sejam tão comuns e tão actuais quanto a idolatria.

Basta que penses naquilo que ocupa o centro do teu coração. Basta que penses naquilo a que dedicas o melhor do teu tempo. Uma coisa é que tenhas projectos e pessoas a quem amas. Descansa: fui Eu que os criei e deves continuar a amá-los. Outra coisa é que os tornes valores absolutos da tua vida.
Todas as coisas são caminho até Mim. Tomá-las como finalidade é idolatrá-las. No fim de contas, a idolatria é simplesmente isto: absolutizar aquilo que é relativo e relativizar aquilo que é absoluto. 

Um abraço deste Pai que te ama  

12 de junho de 2010

O que é um bom coração?

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!

Vejo-te muitas vezes inquieto com os sentimentos negativos que te surgem por dentro. Ficas a pensar como é possível que essas irritações, ciúmes ou desejo de mal podem acontecer dentro de ti. Ficas sem saber o que fazer. Mas talvez seja porque não sabes bem o que é ter um bom coração.

O que distingue um bom coração de um mau coração não é a presença ou ausência de sentimentos negativos. Sentir ódios, ressentimentos e repugnâncias é normal. O que não é normal é deixar-se levar por eles.

Por isso, o que distingue o bom coração é o ter aprendido a ver com distância tudo o que leva, de bom e de mau. O que distingue o bom coração é que aprendeu a escolher apenas o melhor. É isso um coração imaculado.

Um abraço deste Pai que te ama

5 de junho de 2010

Há sempre qualquer coisa

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!


É verdade que nem tudo será bom. Nem tudo será agradável. Nem tudo será como gostarias que fosse. Mas em cada momento há algo que te está a ser oferecido. Em cada conversa, em cada aula, em cada reunião, em cada encontro, há qualquer coisa especial que deves aproveitar.


Não te detenhas no passado. Não te prendas ao futuro. Vive cada momento em atenção permanente. Em ti, no outro, à tua volta algo de bom está a acontecer. E quero que o saboreies: pode ser uma palavra, pode ser um gesto; pode ser uma paisagem, pode ser uma história. Seja o que for, nunca deixes uma pessoa ou um lugar sem reparar no bem que levas contigo.


Um abraço deste Pai que te ama