28 de agosto de 2010

Palavras a mais

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!

Gostava de te falar de dois amigos que se encontraram. Ficaram horas a conversar diante de uma paisagem maravilhosa. A dada altura calaram-se os dois. Mas um preferiu interromper o silêncio. 

Disse: “Sabes? É mesmo bom ter um amigo assim… um amigo com quem se pode…“ - e preparava-se para acrescentar: “com quem se pode ter uma boa conversa” – mas o outro atalhou: “…um amigo com quem se pode ficar em silêncio!”. Ele sorriu: “Sim, é isso: um amigo com quem se pode ficar em silêncio” repetiu para dentro.

E pensou: “de facto, por vezes não há nada para dizer. E não é que aquilo que se experimenta seja pobre. São as palavras que são pobres. E muitas vezes estão a mais”.

Um abraço deste Pai que te ama

21 de agosto de 2010

O que fazer com os limites?

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!

Todas as boas pessoas, mais tarde ou mais cedo, se deparam com um problema: acabam por ver que não são capazes de fazer tanto bem quanto desejariam. Por restrições de tempo, por temperamento ou dificuldades na vida, não conseguem chegar onde gostariam. 

Como resolver esta tensão? Muito simples. Só te peço que faças o bem que deixei à tua guarda; nem mais nem menos. Quanto ao resto tens que ter a humildade de entregar nas minhas Mãos.

É isso: humildade para reconhecer os talentos que tens e pô-los a render; e humildade para reconhecer os limites que tens e não te preocupares com eles. De mãos cheias ou de mãos vazias, entrega-me o que tens. Sei bem como tirar frutos de tudo o que me entregas.

Um abraço deste Pai que te ama

14 de agosto de 2010

Em férias há obrigações?

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!

Há pessoas que pensam que as férias são, por excelência, o tempo de não fazer nada. Nas férias – dizem – não há deveres nem obrigações. Não posso concordar com isso.

Quanto a mim: é obrigatório, ao menos nas férias grandes, dormir tudo o que for preciso para repor o sono em atraso; é obrigatório, ao menos nas férias grandes, esbanjar tempo de qualidade com família e amigos; é obrigatório, ao menos nas férias grandes, esquecer o mundo e passar horas com um bom livro; é obrigatório, ao menos nas férias grandes, quebrar as rotinas e fazer as coisas de modo diferente do habitual.

As férias serão descansativas se servirem para te re-criares, para te renovares por dentro. Se cumprires estas obrigações, verás que voltas como “novo”.

Um abraço deste Pai que te ama

7 de agosto de 2010

Agradecer, agradecer, agradecer

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!

Há muitas formas de oração. E em altura de férias podes dar largas à criatividade. Por isso, proponho uma forma particular de oração: agradece, agradece, agradece.

Agradece de manhãzinha, à tarde e à noite; agradece deitado, sentado e a caminhar; agradece em casa, na rua, na praia, no campo e ao luar; agradece sózinho, acompanhado, no meio da multidão; agradece o sol, o vento, a lua, o mar. Agradece por tudo e por nada, em todo o tempo e lugar.

Agradecer é uma das formas mais altas de oração. E marca uma grande diferença entre um crente e um não crente: é que o não crente não sabe a quem há-de agradecer tanta coisa. O crente sabe.

Um abraço deste Pai que te ama