25 de setembro de 2010

Salvar a pele ou salvar a alma?

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!

Queixas-te de que a tua fé é fraca, de que demasiadas vezes duvidas de Mim. Mas o que me preocupa mais nem é a tua falta de fé em Mim. O que me preocupa realmente é a falta de fé que tens em ti mesmo.

Vejo isso quando sentes vergonha do que és; quando preferes mentir a ficar mal perante os outros; vejo isso quando assumes máscaras que te desfiguram e desgastam. Claro que é mais confortável: estás a salvar a pele; mas, ao ser infiel a ti próprio, também estás a asfixiar a alma.
Em cada decisão, conversa ou desafio, põe-te esta questão: estás a tentar salvar a pele ou a tentar salvar a alma? As duas atitudes têm um preço alto mas uma leva à morte, a outra à vida.

Um abraço deste Pai que te ama

18 de setembro de 2010

Gostas da vida que levas?

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!

Muitas pessoas não gostam do que fazem. Simplesmente continuam a fazer o que fazem. Vivem à espera do fim-de-semana ou à espera das férias. Mas as próximas férias vêm demasiado longe. E não se pode viver assim. Felizmente, é possível mudar. 

Se queres ser feliz, tens que fazer a tua parte. Neste arranque de ano proponho que te faças três perguntas: “de que me devo libertar? O que devo continuar? O que devo começar?”.

Talvez tenhas que mudar de trabalho, de curso, de cidade. Talvez tenhas que mudar o estilo de vida ou o espírito com que te relacionas com alguém. Mas há, com certeza, algo que deves largar, algo que deves continuar, algo que deves começar. 

Um abraço deste Pai que te ama 

11 de setembro de 2010

Como é o Céu?

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!

Dois amigos contemplavam um lago a perder de vista. À volta, montes e vales, céu em tons de azul, nuvens brancas a passar. Uma paisagem deslumbrante. Pacificadora.

Um deles - sorriso nos lábios e olhos a brilhar - decidiu abrir o coração: "Acho que o Céu… o Céu deve ser mais ou menos isto". 

"Não” - respondeu o outro. “Eu acho que o Céu” – disse envolvendo o amigo num abraço – “deve ser mais ou menos isto".

Um abraço deste Pai que te ama

[Dedico esta oração ao meu amigo Rui, que faz anos hoje,
e agradeço ao meu amigo Carlos o ter-me ensinado isto]

4 de setembro de 2010

Onde está Deus?

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!

“Onde está o amor de Deus?”. Numa casa em que jovens pais dormem pouco por causa de um bébé e, mesmo assim, vão trabalhar todas as manhãs, aí está o amor de Deus. Num hospital em que médicos e enfermeiros se dedicam de alma e coração aos doentes, aí está o amor de Deus.

Numa escola em que um professor é maltratado por alunos e pais e, mesmo assim, continua a cumprir a sua missão, aí está o amor de Deus. Em qualquer lugar onde há pessoas a fazer trabalho escondido, que ninguém vê mas do qual todos usufruem, aí está o amor de Deus.

Onde quer que haja o mais pequeno gesto de cuidado, atenção ou procura do bem do outro, aí estou eu.

Um abraço deste Pai que te ama