16 de janeiro de 2010

Só quem...

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!


Só quem passou fome pode saber o que leva alguém a mendigar comida. Só quem é explorado numa caixa de supermercado pode saber o que significa não arranjar outro emprego. Só quem emigrou sabe o que leva alguém a deixar o seu país. Só quem perdeu um filho pode compreender quem perde um filho. Só quem sobreviveu a uma doença grave pode iluminar alguém que sofre de uma doença grave.


Só quem passa por dificuldades sabe o que são as dificuldades. Só quem perdeu coisas importantes na vida é sensível ao sofrimento de quem também as perde.


É por isso que quem sofre é grande. É grande porque tem um coração grande, onde cabem os sofrimentos dos outros. Quem sofre tem um coração cada vez mais parecido com o Meu.


Um abraço deste Pai que te ama

6 comentários:

Ana disse...

Palavras de conforto...

Obrigada!

Ana

Xinha disse...

Descobri este blog através da minha amiga Ana Augusto a quem agradeço...
Agradeço também a Deus falar-me através do João Delicado...
Estava agora a falar com a minha mãe, pelo telefone, e perguntei-lhe se costumava ouvir o programa na Renascença, um bocadinho antes das oito horas e ela respondeu-me que sim...
"É a Oração da manhã..."
Então eu disse-lhe que não ouvia na Renascença mas tinha a alegria de aceder ao blog do João Delicado onde enchia a alma com os momentos de sábado de manhã...
Abri o blog e disse para a minha mãe:
Ainda não está cá a de hoje mas vou ler a da semana passada mas, logo que comecei a ler, vi que ainda não conhecia estas palavras...já eram as de hoje...
Ainda por cima li em "directo" sem "rede" e eram completamente dirigidas a mim...
Obrigada meu Pai por teres olhado sempre pelos meus filhos que são Teus.
Obrigada meu Pai por teres acedido ao meu pedido de nunca os deixares desviar do Teu Caminho.
Obrigada meu Pai por teres um lugar para o meu filho Pedro, muito amado, a Teu lado, no Céu.

Isabel Maria Mota disse...

Meu querido João
Muito obrigada pela compreensão, pelo consolo e, permite-me apenas juntar a tudoo que escreves que quem passa por situações graves também passa a perceber a sorte que tem cada momento que Deus nos dá. É no sofrimento que se encontra, muitas vezes, um... dar valor. E é também no sofrimentos que podemos aprender alguma coisa. Agradeço a Deus pelo consolo, esperança e amor que encontro nas palavras que através de ti coloca neste espaço. Sabe bem vir aqui. oObrigada. A todos, os que sofrem e os que estão bem uma boa semana e que estejamos de olhos bem abertos... pois Deus está sempre a dar-nos tantas e tantas maravilhas. Beijinhos, Isabel.

Unknown disse...

Obrigada por esta Oração tão cheia de verdade, João! À medida que os anos passam, cada vez compreendo melhor o que dizes nesta Oração. Ouvi certo dia um padre jesuíta dizer que "Ser Cristão é saber integrar o Sofrimento". Nunca mais me esqueci de tal citação! Xana

soninha disse...

Em tese pode ser verdade mas considero que cada dor é uma dor.Lembro-me quando a minha filha sofreu um acidente de carro,no ano 2000,ela tinha apenas 29 anos de idade.No mesmo acidente estava uma colega dela com 25 anos,esta teve morte instantânea no local enquanto a minha filha sofreu trauma crâneoencefálico e veio a falecer no dia seguinte.Considerei que a dor da mãe da sua colega era igual a minha,porém descobri por mim mesma que a dela foi bem pior.Aos 13 dias do falecimento da filha no acidente, a sua outra filha (só tinha as duas) entrou em depressão e suicidou-se atirando-se de um viaduto na sua cidade.A mãe,viúva,agora sem marido e sem as filhas.É duro!!
Deus me permitiu ficar com os neus três outros filhos,uma mulher e dois homens e três netas,agora cinco,mais uma neta e um neto.
Claro que a sua dor doeu-me demais mas não desejaria estar na sua pele.
bjs.

João Delicado disse...

Obrigado a todas pelos vossos comentários!
Agradeço em particular as partilhas de situações que conhecem. Ajuda a concretizar e a sintonizar o coração com as pessoas que passam por isso.

E é verdade: cada pessoa tem a sua história de dores e sofrimentos e é uma história sagrada que deve ser respeitada.

BJS!