27 de fevereiro de 2010

E quando não se sente o amor?

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!


Qualquer pessoa sabe o que é o amor. É o amor que te une à família, aos amigos. É o amor que te faz correr por um projecto.

Mas o que tem de especial amar quando tudo está bem? O que tem de meritório amar quando não há dificuldades? O amor cristão vai muito além do amor da paixão. O amor cristão é também a disciplina de continuar mesmo quando o desejo se extinguiu, mesmo quando tudo puxa para trás.


Por isso, o amor não é tanto o que sentes por uma pessoa ou por um projecto; o amor é o que tens vontade de fazer por essa pessoa ou por esse projecto. É a qualidade do que queres fazer pelo outro que mede a qualidade do teu amor.


Um abraço deste Pai que te ama

20 de fevereiro de 2010

Não condeno ninguém

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!


Encontro constantemente pessoas prontas a condenar os pecadores quando o que Eu quero é condenar o pecado. Repara: Eu não imponho os Mandamentos para poder condenar. O caminho que Eu indico não é bom porque Eu o indico; Eu indico o caminho porque ele é bom.


Por isso, nem sou Eu que condeno as pessoas pelos seus pecados. É o próprio pecado que se torna condenação e castigo. É o pecado que estraga tudo, é ele que destrói as pessoas por dentro. E se Eu não condeno os pecadores, porque há-de haver alguém a condenar?


O Meu desejo e o de todos não deve ser o de castigar mas o de curar. Não estou aqui para te dar na cabeça mas para que levantes a cabeça. Quanto a ti: faz o mesmo.


Um abraço deste Pai que te ama

13 de fevereiro de 2010

A religião serve para confortar?

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!


Há pessoas que pensam que se acredita em Deus para satisfazer uma necessidade. Pensam que a religião serve para confortar. Mas a verdade é que Eu não procuro dar satisfação a ninguém. Aliás: uma boa dose de insatisfação e de incómodo faz sempre bem.


Pior que andar incomodado com a vida é estar acomodado à vida. Pior que andar insatisfeito é estar aborrecido com a vida. Enquanto uma pessoa incomodada está em procura activa, a pessoa acomodada já desistiu. Enquanto a pessoa insatisfeita se mexe, mobiliza e se torna protagonista no mundo, a pessoa satisfeita já se retirou.


Por isso, Eu não procuro saciar nem confortar: prefiro pessoas com sede, com fome de um mundo mais justo e solidário. Prefiro pessoas abertas aos outros e ao futuro. Pessoas incapazes de ficar paradas e caladas.


Um abraço deste Pai que te ama


6 de fevereiro de 2010

És capaz de mudar de velocidade?

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!


Por vezes é tal o rodopiar de actividades, tarefas, deveres e obrigações que nem tens tempo para comer nem dormir como deve ser.


É bom lembrar que estás sob a influência de uma sociedade hiperactiva, em que tudo se passa a alta velocidade. Mas o problema não está em ser hiperactiva: o problema está em ser ininterruptamente hiperactiva; ou em ser hiperactiva no momento errado. Então, a hiperactividade torna-se uma forma sofisticada de preguiça: as pessoas não são capazes de mudar de registo.


O segredo está em saber estar na atitude correcta em cada momento: assim como a conduzir um carro tens que ir pondo as mudanças em função da velocidade a que vais e da estrada que percorres de modo a não ter acidentes; assim também precisas de saber ir pondo mudanças diferentes na tua vida.


Um abraço deste Pai que te ama