29 de maio de 2010

Os factos e os frutos

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!


Perante a vida, tens dois caminhos. Podes revoltar-te com tantas atitudes injustas que a vida teve para contigo; ou podes centrar o olhar nas coisas positivas que te rodeiam, no bem que recebeste, nos talentos e possibilidades de que dispões.


Se ficares agarrado às experiências negativas da vida, dir-te-ei: "Meu Filho, Minha Filha: tens razão… mas é pouca. E a pouca que tens de nada te serve". É que, de facto, nos dois caminhos tens razão. Mas se te centrares no negativo entrarás num caminho que não leva a lado nenhum.


Pelo contrário, se te centrares no bem, não só o teu olhar se irá purificar como a tua capacidade de fazer o bem se multiplicará. A verdade não se revela apenas pelos factos, revela-se muito mais pelos frutos.


Um abraço deste Pai que te ama

22 de maio de 2010

O que o mundo precisa

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!


Não me interessa tanto o que dizes de Mim, a maneira como falas de Mim aos outros. Interessa-me mais aquilo que a tua atitude e as tuas acções dizem de mim. A boca muitas vezes fala do que não sabe; e os gestos falam bem mais que as palavras.


A verdade é que o mundo não precisa de crentes. O mundo não precisa de cristãos nem de católicos bem comportados. O mundo não precisa de gente que saiba muita coisa sobre Deus ou que fale bem.


O mundo precisa, sim, de testemunhas. O que será decisivo para estes tempos é se haverá ou não homens e mulheres com experiência íntima de Deus. O que irá revolucionar verdadeiramente o mundo são os homens e mulheres cheios do Espírito Santo.


Um abraço deste Pai que te ama

15 de maio de 2010

Ânimo, mensagem e missão

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!


Grande visita esta, do Santo Padre a Portugal! Lisboa, Fátima e, depois, o Porto transbordaram de pessoas de desejos grandes. Desejos de ver o Papa, desejos de maior intimidade com Deus, desejos de maior esperança, desejos de mais amor.


É assim. Quando o Meu representante na Terra passa por um lugar nada fica igual. É que, com Ele, passa toda a Igreja, passa toda a multidão de santos, cada um dos milhões de católicos no Mundo. Com ele, passa o testemunho, passa o fogo que aquece, o fogo que ilumina, o fogo que queima.


Depois dele, fica o ânimo, fica a mensagem, fica a missão que agora é tua: a de levar, através de gestos e palavras, o Meu amor incondicional à humanidade.


Um abraço deste Pai que te ama

8 de maio de 2010

Eu acredito!

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!


Peço desculpa por este excesso meu mas, de entre todos os meus filhos, há um que me merece maior carinho. Conheço-o desde pequeno e também ele já Me conhece muito bem. É um homem que, apesar da longa vida, continua cada dia a prescindir da sua vida própria e a oferecê-la ao serviço da Igreja. É um homem que carrega sobre si o peso de ressentimentos e pecados do tamanho do mundo.


De facto, é apenas um homem, mas Eu acredito nele. Acredito que ele é a pessoa certa para suceder a Pedro. Acredito que ele é a pessoa à volta da qual toda a Igreja se pode reunir e ser um só corpo.


Acredito também que a sua passagem por Portugal deixará uma abundância de frutos. Não desperdices a oportunidade de participar nesta onda de vida e alegria. Vai-te fazer bem. Acredita!


Um abraço deste Pai que te ama

1 de maio de 2010

Muito trabalho por fazer

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!


1 de Maio de 1886: foi um dia muito importante. Milhares manifestaram-se em Chicago pela redução do dia de trabalho para oito horas. A tensão cresceu, houve confrontos e o resultado foi um sem-número de mortes.


É por isso que hoje é feriado. É dia de lembrar estes anónimos que deram a vida por esta causa. É dia de agradecer as condições de trabalho que existem no presente. Mas também é dia de lembrar que ainda hoje há que dar a vida por esta causa.


Não sei o que é mais injusto: se trabalhar demais, ou trabalhar de menos; se trabalhar sem condições, ou trabalhar com demasiadas condições; se trabalhar e não poder, ou poder trabalhar e não querer. Uma coisa é certa: há ainda muito trabalho por fazer. O Reino dos Céus está perto mas sem justiça não pode ser.


Um abraço deste Pai que te ama