27 de março de 2010

Matar uma pessoa?

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!


Em geral, as pessoas têm-se em boa conta. Consideram-se educadas, justas, talvez até simpáticas. Por isso, o Mandamento "Não Matarás", de tão distante, não lhes diz nada. O que talvez não considerem é que, em determinadas circunstâncias, são capazes de tudo.


Basta ver uma pessoa que suba na vida. Mais tarde ou mais cedo ver-se-á rodeado de pressões para que entre em esquemas nebulosos. Se ceder, terá que assumir atitudes questionáveis. Se continuar, terá que defender-se mentindo e enganando outros. E, um dia, poderá surpreender-se a perguntar: "Não percebes que é melhor para nós que morra um só homem que dar cabo de todo o nosso projecto?".


Em geral, as pessoas são boas e não matam. Mas há muitas maneiras de matar uma pessoa. Por isso, nunca digas "Eu não matarei". Olha antes para as pessoas e bens a que estás agarrado e pergunta-te a quem podes andar a matar para os proteger.


Um abraço deste Pai que te ama

20 de março de 2010

Há uma dor que sabe bem

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!


Há uma dor que sabe bem; e é aquela que sentes quando sofres por amar um filho, uma mulher, uma Mãe, um amigo. Há uma dor que sabe bem; e é aquela que sentes quando não és correspondido nem compreendido mas sabes que deste o teu melhor, fizeste o que tinha que ser feito.


Há uma dor que sabe bem; e é aquela que sentes quando és capaz de ajudar alguém porque já passaste por aquela tensão. Há uma dor que sabe bem; e é aquela que sentes quando, no meio das feridas, saboreias a abundância de vida que há para lá do conforto e do bem-estar.


Há uma dor que sabe bem; e é aquela que sentes quando aprendeste a integrar o sofrimento na tua vida e já não deixas que te roube a paz.


Um abraço deste Pai que te ama

13 de março de 2010

Um grande homem

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!


Um grande homem não é aquele cujo nome é conhecido por todos; é aquele que conhece a todos pelo nome. Um grande homem não é aquele que faz com que os outros se sintam pequenos; é aquele que faz com que os outros se sintam grandes*.


Um grande homem não é aquele que tem muitas posses; é aquele põe o que tem ao serviço dos outros. Não é aquele que nunca tem dúvidas; é aquele que está sempre disposto a prescindir de certezas em benefício da verdade. Não é aquele que tem sempre razão; é aquele que é capaz de deixar a razão de lado em benefício do amor.


Um grande homem não precisa de fazer os outros pequenos. Sabe que, para ser grande, deve ser pequeno. Mesmo que, para isso, tenha que dar a própria vida.


Um abraço deste Pai que te ama


* Frase adaptada de G.K. Chesterton

6 de março de 2010

Tão perto e tão longe!

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!


Agir por dever, em certas circunstâncias, é a única solução. Mas não se pode viver uma vida inteira a agir por dever. Para que o dever seja bem cumprido, tem que ser feito com coração.


Se fosses uma máquina, poderias limitar-te a ser eficiente. Eu medir-te-ia pela tua produtividade e tu serias feliz na medida em que fosses útil. Mas agir apenas por dever, acaba por secar a alma. E a alma seca torna-se ressentida. E a alma ressentida endurece o coração.


De repente, podes tornar-te uma pessoa irrepreensível mas cuja atenção está posta em repreender os outros porque não são como tu. O mais assustador disto é que é possível levar toda uma vida de rectidão mas de costas voltadas para Mim. Por fora, tão perto de Mim e, por dentro, tão longe do meu Coração!


Um abraço deste Pai que te ama